data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Com 57,29% (71.927) dos votos, Jorge Pozzobom (PSDB) foi reeleito prefeito de Santa Maria. O candidato derrotou, no segundo turno, seu atual vice, Sergio Cechin (Progressistas), que fez 42,71% dos votos.
OS VOTOS POR CANDIDATO
- Jorge Pozzobom -57,29% (71.927 votos )
- Sergio Cechin - 42,71% ( 53.616 votos)
Pozzobom acompanhou a apuração dos votos ao lado da família e de apoiadores no QG de campanha, no Bairro Nossa Senhora das Dores. O prefeito eleito votou por volta de 11h40min na Escola Básica Érico Veríssimo, no Bairro Perpétuo Socorro.
Já Sergio Cechin ficou em casa ao lado da mãe e de apoiadores para acompanhar a contagem de votos. Ele votou também pela manhã, por volta de 9h30min, na Escola Duque de Caxias.
O tucano cruza esta inédita eleição atravessada por uma crise sanitária global em que história ganha contornos ainda mais emblemáticos. De governistas e aliados, os então atuais prefeito e vice-prefeito travaram uma batalha em lados opostos por exatos 42 dias da campanha.
MOMENTOS DIFÍCEIS
Logo após conhecer o resultado e confirmar a reeleição, Pozzobom relembrou de dois momentos difíceis que enfrentou no período de sua campanha:
- Tive dois difíceis muito difíceis na campanha. Eu tive que explicar que não deixei de comprar nenhum respirador e que eu não desviei os recursos da pandemia para investir em asfalto. Então, essa foi a campanha da verdade, a verdade venceu - desabafou o tucano.
VEIA POLÍTICA E VIDA PÚBLICA
Iniciado no Legislativo, ainda no começo dos anos 2000, Pozzobom foi secretário de município (de Schirmer, MDB) e de Estado (Yeda, PSDB), deputado estadual (por dois mandatos) e, ainda, candidato a prefeito (em 2012), quando não se elegeu. Em 2016, venceu Valdeci Oliveira (PT) no segundo turno por 226 votos e Santa Maria entrou para história: foi o a disputa mais acirrada do Brasil naquele ano.
Pozzobom é o mais novo de três irmãos, o primogênito é Admar e do meio é Carlos. Cresceu no Bairro Perpétuo Socorro e é filho de Albino, 84 anos, e Maria Thereza, 8. É casado com Janice, pai de Victória e Rafaela.
O segundo turno das eleições chegou ao fim neste domingo com Jorge Pozzobom (PSDB) reeleito em Santa Maria. O tucano garantiu a vitória 57,29% dos votos (71.927) contra 42,71% de Sergio Cechin (Progressistas). Porém, outro número que chama a atenção no pleito deste ano, é o número de abstenções. Neste domingo, 64.016 eleitores não compareceram às urnas, o equivalente a 31,33% do eleitorado, quase um terço do total.
_ Foi uma apuração tranquila e rápida. às 18h48min encerramos tudo. Foi até abaixo do tempo que estávamos projetando. Fica parabéns aos mesários e ao serviço da imprensa à prestou população nessa eleição _ pontuou o chefe da 135ª zona eleitoral de Santa Maria, Vinícius Teixeira.
Esta é a maior abstenção dos últimos 20 anos na história de Santa Maria, superando o número do primeiro turno, quando 58.876 eleitores não compareceram às urnas em 15 de novembro para escolher prefeito e vereador, 28,82% do eleitorado.
NULOS E BRANCOS
O número de votos em branco neste segundo turno é de 6.788, 4,84% do total. O número de nulos chegou a 7.935, o equivalente a 5,66%. Somado os dois A soma dos nulos e brancos chegou a 14.723 votos.
SEM DONO
Somando o número de votos brancos, nulos e os eleitores que não votaram, a cidade registrou 78.739 votos "sem dono" neste segundo turno na cidade.
*Colaborou Janaína Wille